QUINTA, 14/07/2016, 19:39

Seis cidades da Regional de Saúde registram 10 mortes por H1N1

Só em Londrina, são cinco mortes com 30 casos confirmados da doença.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que a Regional de Saúde de Londrina tem mais de 10 casos de mortes por causa do vírus H1N1 e 30 casos confirmados da doença. Seis cidades, que compreendem a 17ª Regional de Saúde, têm número de mortes por gripe A. Londrina tem 50% das mortes. São cinco mortes registradas pelo vírus.

As cidades de Rolândia, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho e Lupionópolis também registram mortes pela doença. A Regional contabiliza e abrange no total 13 municípios que registram no total 59 casos de gripe A.

Segundo a chefe da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanchez, o estado tem feito ações com as prefeituras por meio das regionais que são alertas de entrega de Tamiflu – medicamento para tratamento da doença tanto para unidades particulares como para as unidades de saúde básica. 

A maior incidência de mortes por gripe A, ainda, são constatadas em idosos, acima de 60 anos de idade.

O Governo do Estado lançou a campanha “Não Espalhe Gripe” e tenta com vídeos em redes sociais alertar a população com as várias formas de prevenção. 

A prevenção é, ainda lavar as mãos com água e sabão e evitar locais com acumulo grande de pessoas sem ventilação.

Os sintomas da doença são parecidos com a de uma gripe comum, por isso o alerta é buscar atendimento médico e não tratar em casa.

Comentários