QUINTA, 07/11/2019, 14:36

Seminário debate combate à violência contra crianças e adolescentes

O foco da discussão está na redução dos índices. Em Londrina, são mais de 1300 investigações abertas pelo NUCRIA, a maioria dos casos é de violência sexual.

O 1º  Seminário Interativo Paraná Consciente realizado nesta quinta-feira (7) em Londrina debateu a violência contra crianças e idosos. O evento organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Paraná contou com a presença de promotores, juízes, autoridades policiais,  agentes de saúde, conselho de psicologia e universidades.

O foco do debate está na redução  dos índices de violência, evasão escolar e nos efeitos do usa das redes sociais sem controle pelas crianças.

Dados deste ano, apontam que 11 crianças morreram de forma violenta no Paraná. A delegada do Nucria, Livia Pini, informou que só na região existem 1310 investigações abertas. Foram 410 novos casos em 2018, sendo que 70% são de violência sexual contra menores de 18 anos.   Segundo ela, a infraestrutura para esse atendimento não é proporcional ao aumento da demanda.

No evento também foi lançada uma cartilha chamada “ O Caminho da Proteção” que tem o objetivo de informar, de maneira lúdica, as crianças a tentar identificar os casos de agressão e informas os pais ou as escolas.

A promotora do Ministério Público estadual, Suzana de Lacerda, considera que o trabalho de prevenção é a principal ferramenta para frear os índices de violência. ..

A promotora alertou que é preciso melhorar não só as questões punitivas e infraestrutura da polícia e do judiciário, mas também a rede de proteção. Segundo ela, o CRAS de Londrina existem apenas dois médicos psiquiatras disponíveis para atendimento de crianças que passam por os vários tipos de traumas, o que é pouco na rede de saúde para atender a atual demanda.

Por Guilherme Marconi

Comentários