TERCA, 09/03/2021, 17:57

Serviços não essenciais retomam atividades nesta quarta-feira (10)

Estabelecimentos se preparam para volta do atendimento que ficou suspenso por dez dias.

Com regras mais brandas determinadas pelo Governo do Paraná, serviços não-essenciais podem voltar a atender, seguindo as orientações do decreto estadual.

Em municípios com mais de 50 mil habitantes, barbearias, feiras livres e salões de beleza, estão entre as atividades autorizadas a retomarem o funcionamento, com 50% da capacidade normal, de segunda a sexta-feira, em horário reduzido, das 10h às 17h,

Mas, no fim de semana, tudo deve permanecer fechado, com exceção dos estabelecimentos que exercem funções essenciais, como farmácias e mercados. O atendimento de restaurantes e lanchonetes pode continuar por meio de entregas a domicílio, drive-thru o ou retirada no balcão.

As academias, por sua vez, podem funcionar durante a semana, das 6h às 20h, com limitação de 30% da capacidade do espaço. Ursula Machado, proprietária de uma academia na região sul da cidade, afirma que está se preparando para o retorno das atividades.

Ela explica que as turmas já são organizadas com número reduzido de alunos, o que possibilita que o espaço continue atendendo, sem que precise restringir a quantidade de participantes.

No entanto, as medidas de prevenção continuam sendo seguidas rigorosamente durante as aulas, como distanciamento, uso de álcool e utilização de máscara.

Para a proprietária, a volta das atividades traz um alívio para o setor. No ano passado, a academia de Úrsula chegou a ficar com as portas fechadas por cinco meses e destaca que é essencial que a população se conscientize para que não haja uma nova suspensão das atividades não essenciais.

A mesma preocupação é compartilhada por Leonardo de Souza, dono de uma barbearia no centro de Londrina, que desde o início da pandemia, vem cumprindo com protocolos de segurança que vão desde o uso de máscara, até adaptações no espaço. Ele explica que aproveitou os dez dias sem atividades para fazer melhorias nos local.

O decreto do Governo do Estado que permite o retorno dos serviços não-essenciais no Paraná vale até o dia 17 de março. Atividades como cinemas, parques infantis e reuniões presenciais, que podem gerar aglomerações, seguem suspensas.

Comentários