SEXTA, 15/10/2021, 18:15

Sesa encaminha novo lote de vacinas contra Covid para adolescentes indígenas

Mais de 200 jovens da Reserva do Apucaraninha, em Tamarana, serão beneficiados com nova etapa de imunização.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou uma nova remessa de doses anti-covid às Regionais de Saúde do Paraná. Cerca de 155 mil imunizantes foram enviados às unidades. A maior parte deste lote, pouco mais de 150 mil, será utilizada para completar o ciclo de proteção do público geral, com a segunda aplicação.

Além disso, uma parte do quantitativo, aproximadamente três mil doses, vai ser destinada à vacinação de indígenas adolescentes. Com isso, o município de Tamarana, onde fica a Reserva do Apucaraninha, deve iniciar o atendimento deste novo grupo nos próximos dias.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Viviane Granado, este público na cidade é formado por 237 pessoas. No entanto, 33 jovens já receberam a dose anti-covid em uma etapa anterior da campanha, destinada à população geral dos adolescentes.

Para ela, o avanço da vacinação para o grupo é fundamental para garantir a segurança da população indígena. Recentemente, o número de casos positivos entre este público voltou a crescer, após alguns representantes participarem de mobilizações em Brasília, conta a secretária.

Ainda assim, Viviane Granado avalia que a ampliação da campanha tem apresentado resultados positivos e considera que uma maior cobertura vacinal pode provocar uma nova queda no número de confirmações.

A secretária municipal de Saúde de Tamarana explica que uma equipe da pasta, responsável por atender à reserva indígena do Apucaraninha, vai dar início à nova etapa de vacinação deste grupo. Segundo ela, todo o público já está cadastrado e a Unidade de Saúde que atende a região deve chamar os adolescentes para a vacinação, conforme as doses sejam disponibilizadas.

O novo lote de vacinas distribuído pela Sesa, que possibilitou a vacinação dos adolescentes indígenas, também vai atender idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde que atuam nestas áreas, com doses de reforço.

Por Victor Assis

Comentários