SEGUNDA, 23/08/2021, 14:34

Sete colégios de Londrina e região decidem se irão ingressar no ensino integral

Consulta começa nesta semana e deverá ser decidida por maioria da comunidade escolar

O modelo será ofertado para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e consiste em educação em tempo integral e currículo diferenciado. Além de passar mais tempo na escola aproximadamente, cerca de 9 horas por dia, os alunos têm disciplinas como Projeto de Vida, Empreendedorismo e Programação.

Os colégios estaduais indicados para ingressar no Programa de Ensino Integral na região metropolitana de Londrina são Benjamin Constant na Vila Portuguesa, Hugo Simas, Vicente Rijo e Gabriel Martins na região central, Olympia Morais Tormenta na zona norte, Olavo Bilac, em Cambé, e Malvino de Oliveira, em Porecatu.

            A técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação, Cleo Souza, explica que as escolas foram escolhidas por conta da infraestrutura maior para poder atender a implantação da nova metodologia.

Além das disciplinas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a grade das escolas do Paraná Integral é composta por disciplinas como Protagonismo, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Programação e Tecnologia Computacional para alunos do Ensino Fundamental.    No Ensino Médio, os estudantes têm disciplinas como Preparação Pós-Médio, Projeto de Vida e Estudo Orientado. O currículo conta, ainda, com outras eletivas interdisciplinares, elaboradas pelos professores para aprofundamento do trabalho com as disciplinas da grade. Segundo a pedagoga, o projeto ajuda no desenvolvimento do estudante além do matriz curricular.

Após uma apresentação on line, de terça a sexta-feira será feita a consulta à comunidade escolar, para votação de professores, pais e alunos para ver se aceitam a mudança para o integral.

Poderão votar diretores, diretores auxiliares, pedagogos, funcionários, pais ou responsáveis legais e estudantes com mais de 16 anos. Todos os votos terão o mesmo peso. A proposta será aprovada se a maioria absoluta. Se a comunidade escolar decidir pelo ensino integral, os colégios passarão a ofertar simultaneamente para todas as séries a partir de 2022. Em Londrina apenas dois colégios atuam no tempo integral.

Por Guilherme Marconi

Comentários