QUINTA, 04/06/2020, 16:00

Sete pacientes da região morreram com Covid-19 no HU só nesta semana

Três deles são de Rolândia e um deles é o homem atendido no Hospital Evangélico de Londrina que provocou o fechamento do pronto-socorro por três dias

O Hospital Universitário (HU) de Londrina registrou sete mortes de pacientes com Covid-19 que são de cidades vizinhas só nesta semana. Uma delas é a de um homem de 84 anos, que veio de Cornélio Procópio na semana passada e foi internado no Hospital Evangélico. A confirmação de coronavirus veio depois da passagem dele pelo pronto-socorro. Por conta disso, a ala ficou interditada por três dias para a desinfecção. O paciente morreu na madrugada desta quinta-feira no HU e a informação foi confirmada pela secretaria municipal de Cornélio Procópio.

Um homem de 72 anos de Assaí também morreu por Covid-19 no HU na terça-feira. Antes, ele foi internado na Santa Casa de Londrina. A principal queixa era falta de ar.

E a primeira morte por coronavírus de Rolândia também foi confirmada pelo Hospital Universitário. A paciente de 76 anos foi internada na Santa Casa de Londrina antes de ser transferida. Ela havia realizado uma cirurgia no fêmur. Segundo o boletim médico, ela teve complicações e sofria do mal de Alzheimer. A morte foi confirmada nesta quarta-feira.

A segunda morte de Rolândia foi registrada nesta quinta-feira. O paciente de 78 anos passou por avaliação na cidade de origem por duas vezes antes de ser transferido para o HU, teve várias pioras. Morreu de manhã, após toda a assistência prestada pela equipe médica. De acordo com a assessoria do hospital, ele tinha comorbidades: doença renal crônica, tuberculose tratada e era imunodeprimido.

A terceira morte de Rolândia registrada nesta semana é um paciente de 81 anos transferido do Hospital São Rafael. Ele morava em um lar para idosos. Antes estava internado no Hospital da Providência de Apucarana onde foi coletado exame de Covid-19, em 25/5, com resultado negativo, mesmo dia em que iniciou quadro respiratório ruim. O senhor recebeu alta no fim do mês e veio para o HU de Londrina nesta terça-feira, já intubado, desconfortável, sem sedação. Ele morreu nesta quarta-feira, no mesmo dia da confirmação do exame. Segundo o hospital, ele tinha comorbidades: doença de Alzheimer, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã também registrou a primeira morte pela doença nesta semana. O paciente de 71 anos era portador de doença renal crônica e hipertensão arterial. Estava internado no Hospital Universitário de Londrina (H.U) desde o dia 29 de abril. Antes, passou pela Santa Casa de Londrina em abril para tratar uma pneumonia. Teve o diagnóstico confirmado de Covid-19 no dia 2 de maio. O falecimento foi no final da tarde de quarta-feira.

E a sétima morte de pacientes da região é de Bela Vista do Paraiso. Trata-se de um homem de 66 anos que também morreu no HU neste dia 3 e veio transferido da Santa Casa de Cambé com queixa de queda do estado geral. No histórico, consta internação na Santa Casa de Londrina por oito dias antes da transferência. Foi para o HU no dia 24, chegou a apresentar melhora, mas a situação de agravou e ele morreu nesta quarta-feira. De acordo com o hospital, ele tinha comorbidades: hipertensão, doença renal crônica e diabetes.

Por Claudia Lima

Comentários