SEGUNDA, 24/06/2019, 06:55

Sindicatos de servidores estaduais confirmam início da greve para esta terça-feira

Presidente da APP- Sindicato diz que afirmação do Governador de que não tem dinheiro nem para repor inflação deve levar mais categorias a cruzar os braços.

A declaração foi dada durante visita de Ratinho Júnior a Londrina no feriado de Corpus Christi. Na inauguração de uma quadra de esportes no Vista Bela, o Governador afirmou não ter recursos no caixa para pagar a reposição da inflação dos últimos doze meses aos servidores estaduais, e, muito menos, qualquer tipo de reajuste. Ratinho falou apenas em aumento do vale refeição ou outros benefícios, como possibilidades de negociação. O funcionalismo reivindica, pelo menos, a reposição da inflação dos últimos doze meses, de 4,98%, e diz que o Governo tem recursos para atender o pedido.

O presidente da APP-Sindicato e coordenador do Coletivo de Sindicatos estaduais, Márcio André Ribeiro, explica que foram sete reuniões com técnicos do Governo e nada foi decidido. O sindicalista lamentou a declaração do Governador e rebateu a informação dada por ele de que não há recursos no caixa do Estado e de que o Paraná estaria no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal com a folha de pagamentos.

Márcio André afirma que a greve é por tempo indeterminado e que o fim dela depende apenas do Governador. O presidente da APP-Sindicato critica a mudança de postura de Ratinho Júnior, em relação à época em que era candidato.

Márcio André diz que entre as categorias que já decidiram cruzar os braços, a partir desta terça-feira, estão policiais civis, agentes penitenciários e professores, entre outras. Para o sindicalista, a declaração do Governador foi a gota dágua para que outras categorias se decidam sobre o início da greve. 

Os servidores estaduais afirmam que desde 2016 estão com os salários congelados e acumulam, nesses três anos, perdas de mais de 17% nos rendimentos.

Comentários