QUARTA, 10/07/2024, 10:14

Superintendente da Acesf diz que autarquia não tem condições de sepultar animais de estimação nos cemitérios de Londrina

Proposta que prevê que os pets sejam enterrados junto com os tutores deve começar a tramitar na Câmara de Vereadores em breve

O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, disse, em entrevista à CBN nesta quarta-feira (10), que a autarquia não tem condições de assumir o sepultamento de animais de estimação em Londrina. Ele lembrou que, atualmente, as equipes fazem cerca de 600 atendimentos por mês, já com um quadro enxuto de funcionários e numa estrutura abaixo da ideal. Seria impossível, no entendimento de Jaqueta, absorver a nova demanda. Por conta disso, o superintendente defendeu a criação de mais cemitérios e crematórios particulares voltados exclusivamente para o sepultamento e a cremação dos pets na cidade. A proposta, inclusive, já consta no novo Plano Diretor do município.

Entretanto, deve começar a tramitar em breve na Câmara um outro projeto, de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP), que prevê que os pets sejam sepultados junto com os tutores nos cemitérios. Em relação a essa proposta, o superintendente da Acesf disse que haveria uma série de impeditivos para que ela saísse do papel, entre eles o alto volume de trabalho por parte dos coveiros e o período de até dois anos para a exumação dos animais, o que, no entendimento de Jaqueta, dificultaria a realização de novos sepultamentos nos jazigos.

Ele defendeu a realização de uma consulta pública junto à população para que seja encontrada a melhor forma de se viabilizar o projeto no município.

Por Guilherme Batista

Comentários