QUINTA, 30/05/2019, 12:03

Tamarana confirma 1º caso de gripe A em 2019

 A mulher está internada no HU em estado crítico. No Paraná, já são 37 mortes por causa da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Tamarana confirmou o primeiro caso de gripe transmitida pelo vírus H1N1 em 2019. O diretor de Ação em Saúde, Leandro Feronato destaca que, até o momento, a cidade teve 10 notificações da doença, sendo nove descartadas e um caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 37 anos, sem doenças que podem potencializar o agravamento de determinado quadro de saúde. A paciente, segundo último boletim médico, se encontra em estado crítico e, atualmente, está internada em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Universitário (HU) de Londrina.

O diretor reforça a importância dos cuidados com a higiene e a adoção de medidas simples para evitam que o vírus se alastre. Além disso, ele reforça que a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira.

No estado, a situação já é preocupante. O número de mortes por gripe em 2019 aumentou para 37, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Foram seis mortes confirmadas em uma semana, desde o relatório anterior. As cidades com maior número de mortes pela doença no ano são Curitiba, que teve seis mortes confirmadas por gripe, Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, com cinco óbitos, e Paranavaí, no noroeste do estado, que registrou quatro mortes.  

Por Claudia Lima

Comentários