SEGUNDA, 22/06/2020, 15:20

Tamarana e Ibiporã apresentam queda na infestação do mosquito da dengue

O último LIRAa realizado nas cidades da região revelou menos focos do Aedes Aegypti nas casas

O número de focos do mosquito da dengue em Tamarana caiu bastante ao longo dos últimos meses. Segundo o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), a infestação está em 0,4%, bem abaixo do que estava no início do ano. O diretor de ação em saúde Leandro Feronato explica que em janeiro deste ano o LIRAa chegou a 11,2%. Na opinião dele, são vários os fatores que puxaram esse índice para baixo. Além da falta de chuva, as temperaturas mais baixas, há também as ações desenvolvidas pelo município no combate a doença.

 

Ibiporã também tem boas notícias a contar. O LIRAa apontou um índice de 0,9%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, menos de um apresentava criadouros do vetor. O coordenador de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aldemar Galassi destaca que o número é menor do que preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%. Além disso, é bem inferior ao primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, que foi de 3,6%.

Mas, assim como em Tamarana, a orientação em Ibiporã é continuar os cuidados. A população precisa manter-se atenta porque a doença continua fazendo vítimas.

 

Durante a semana passada, os agentes de endemias de Ibiporã visitaram 970 imóveis em todas as regiões da cidade e agora continuam a aplicação de inseticida nas casas para matar mosquitos adultos.

Por Claudia Lima

Comentários