SEGUNDA, 27/09/2021, 12:00

Tênis de praia, ou beach tennis, ganha popularidade durante a pandemia e inspira projetos arquitetônicos de grandes construtoras

Esporte chegou a Londrina há seis anos, na esteira do tênis de campo, e já tem espaço garantido em oito academias da cidade.

No Brasil, o tênis ainda é um esporte elitizado, pouco praticado nas periferias. Mas a modalidade praticada na areia vem se popularizando aos poucos. Há seis anos, o empresário Valdenir de Almeida Silva, que já trabalhava com o tênis de campo, trouxe para Londrina o beach tennis, ou tênis de praia. Esse esporte surgiu na Itália e se popularizou em cidades litorâneas do Brasil. Em Londrina, a pandemia impulsionou bastante a prática, que é realizada ao ar livre e sem contato físico. O Valdena, que começou com duas quadras, em 2015, dobrou a capacidade nesse período e atende 180 alunos atualmente. Com a demanda crescendo, outras academias da cidade passaram a oferecer esta prática esportiva e já são oito com aulas de beach tennis.

Os jogos podem ser disputados em duplas ou pequenos grupos. Algumas quadras disponibilizam aluguel do espaço para famílias ou equipes. Por enquanto, a maioria das academias especializadas fica na zona sul da cidade. A popularização do esporte da região tem inspirado também projetos arquitetônicos de condomínios residenciais. A construtora Vectra, por exemplo, já incluiu a quadra de areia na área de lazer de seu lançamento mais recente. A diretora executiva Roberta Alves Nunes Mansano conta que foi feito um estudo de comportamento com as pessoas que estão procurando imóveis.

A construtora também registrou aumento na procura por espaços que beneficiem o uso de bicicletas e patinetes.

Por Livia de Oliveira

Comentários