Totens de segurança serão substituídos por novos sistemas de inteligência
Nos últimos 100 dias, os totens foram acionados apenas 15 vezes. Seis acionamentos foram trotes
A Secretaria Municipal de Defesa Social e a CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento) pretendem substituir os 12 totens de segurança da Guarda Municipal de Londrina. O objetivo é otimizar os recursos do órgão e realizar a troca por equipamentos com melhor custo-benefício.
Os dispositivos foram instalados na gestão passada, em 2023, com conexão direta à Central de Videomonitoramento da GM. Os totens possuem tecnologias de reconhecimento facial, seis câmeras e Botão de Emergência, que pode ser acionado pela população para chamar os agentes da Guarda.
De acordo com o secretário da Londrina Iluminação, Renan Salvador, os atuais totens demonstram ineficiência. Nos últimos 100 dias, foram apenas 15 acionamentos, sendo seis trotes e sete que não resultaram em ação eficiente da GM.
Segundo o secretário, a nova abordagem prevê otimizar a utilização do sistema de segurança, com as Torres de Observação Rural, reconhecimento facial e de placas de veículos.
Até o momento, foram removidos os equipamentos que ficam em frente ao Ginásio de Esportes Moringão (região central) e o localizado no Espaço CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Jardim Santa Rita, zona oeste. A escolha dos dois ocorreu por conta da pequena demanda de atendimento ao público.
O gasto mensal dos 12 totens para os cofres públicos ficava em torno de R$ 200 mil. Com a desativação de dois totens, a CTD vai economizar 16%, pagando cerca de R$ 160 mil por mês a partir de agora.
O contrato com os totens que estão em atuação vai até junho. A expectativa é que a Londrina Iluminação teste novas empresas, inclusive algumas londrinenses, antes de fechar contrato com a responsável pelo novo sistema.