QUARTA, 26/01/2022, 12:32

Trabalhadores do comércio podem utilizar exame positivo para afastamento por Covid-19

Decreto também define que a mesma medida será adotada para todos os servidores públicos de Londrina.  

Para desafogar a demanda de atendimento da UPA Sabará e UBS que atendem casos de Covid-19, um novo protocolo foi firmado entre município e trabalhadores do comercio varejista e uma portaria foi publicada pela Prefeitura de Londrina para mudanças nas regras de afastamento de servidores públicos municipais. Até o dia 28 de fevereiro quem tiver o teste positivo por meio de exames RT-PCR ou antígeno não precisará de atestado médico para o afastamento do trabalho e devido isolamento.

Ovhanes Gava, presidente do Sincoval, diz que o segmento considera que o teste positivo por exame evita fraude e ajuda a secretaria neste período de alta procura por atendimento médico no Sistema Único de Saúde.

 O representante do comercio varejista informa a medida também trará benefícios aos próprios funcionários e para os clientes dos estabelecimentos.

Para aplicar a decisão aos servidores municipais, foi assinada uma portaria publicada em diário oficial que engloba um universo de 9500 servidores da Prefeitura de Londrina.  A secretária de Recursos Humanos, Juliana Bellusci, lembra que os servidores precisam estar atentos as regras, por isso a necessidade do exame RT-PCR ou de antígeno.

O documento esclarece que o laudo do exame laboratorial terá validade de atestado médico, desde que contenha o nome completo do servidor, data da coleta, metodologia do exame, identificação do laboratório ou profissional responsável.   Os afastamentos terão duração de sete dias para servidores que estiverem sem sintomas, com prazo contado a partir da realização do exame. Juliana lembra que o teletrabalho não está descartado, dependendo da área de atuação.

            Um canal foi criado para que os sindicatos, entidades e associações de classe façam contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde e possam sanar dúvidas quanto à veracidade dos laudos apresentados, duração dos afastamentos, entre outras informações. 

Por Guilherme Marconi

Comentários