TERCA, 09/10/2018, 19:34

TRE divulga balanço do primeiro turno em Londrina para os seis cargos disputados

Fenômeno Bolsonaro, que em algumas regiões da cidade chegou a ter 67% dos votos válidos, ajudou a eleger outros candidatos aqui na cidade.

Para Presidente da República, Jair Bolsonaro teve mais de 186 mil votos, o correspondente a

65% dos votos válidos de Londrina. O candidato do PSL conseguiu sua melhor votação na 42ª zona eleitoral, que tem 96 mil eleitores e vai do jardim Aeroporto até o Sabará, passando pelo centro da cidade. Foram 52 mil votos, quase 67% do total de válidos. A menor votação de Bolsonaro foi na 157ª zona, basicamente a região norte da cidade, onde ele teve quase 43 mil votos ou 63% dos válidos.

Para o comentarista de política da CBN Londrina, Elve Cenci, a votação alcançada por Jair Bolsonaro aqui na cidade impressiona e tem como principal explicação o anti-petismo.

Em todas as quatro zonas eleitorais da cidade, Ciro Gomes ficou em segundo lugar, com números que variaram de 9,5% do total de votos válidos na 41ª zona, a quase 12% na 42ª. Para Cenci, o grande perdedor da eleição para presidente aqui em Londrina foi o senador Álvaro Dias, que ficou em quarto lugar na cidade, com menos de 17 mil votos, ou cerca de 6% dos válidos. Para Governador, o balanço das eleições mostra que Ratinho Júnior teve votação aqui na cidade maior que a alcançada no Paraná. Eleito no primeiro turno com 59,99% dos votos válidos em todo o estado, o candidato chegou aqui em Londrina a quase 62%, o equivalente a mais de 144 mil votos. Enquanto Cida Borghetti teve menos de 17%. Mas foi na 157ª zona eleitoral que Ratinho teve a maior votação em Londrina, chegando a quase 62,5% do total de votos válidos. Para Elve Cenci, a grande votação dele está relacionada a dois pontos: o fato de Cida Borghetti não ter empolgado o eleitor, nem passado a imagem de protagonista no cenário político e o voto útil no primeiro colocado, como já ocorreu em outras eleições aqui na cidade.

Na eleição para senador, o grande vencedor na cidade foi o professor Oriovisto Guimarães, que por aqui também teve votação mais alta e chegou a mais de 30% dos votos válidos, enquanto no resto do Estado chegou a 29%. Para Elve Cenci, o principal perdedor dessa eleição foi o deputado federal Alex Canziani, que até ficou em segundo lugar aqui em Londrina, mas acabou no quarto lugar geral.

Para deputado federal, o candidato mais votado em Londrina foi Boca Aberta, com mais de 60 mil votos ou quase 22,5% dos válidos. Em todo o estado, o vereador cassado pela Câmara teve mais de 90 mil votos.

O segundo colocado em Londrina foi o vereador Filipe Barros, que recebeu pouco mais 40 mil votos, ou quase 15% do total de válidos. No Paraná, Barros quase dobrou os números locais e chegou a 75 mil votos.

Em relação à votação para deputado estadual, três nomes se destacaram em Londrina. Em terceiro lugar apareceu o já deputado Tercílio Turini, que tem longa relação com a cidade. O filho de Boca Aberta, Matheus Petriv, apareceu em segundo lugar. Novato na política ele foi carregado pelos votos do pai. E a surpresa ficou com o delegado Fernando Francischini, que teve a maior votação da cidade e para Elve Cenci foi mais um que surfou na onda Bolsonaro.

Comentários