Três novos radares entram em funcionamento em Londrina na segunda-feira
Equipamentos estavam em fase de testes desde novembro do ano passado e, segundo a CMTU, serão necessários para aumentar a segurança de motoristas e pedestres
Londrina vai ganhar mais três radares para controle de velocidade. As equipes vão entrar em funcionamento na segunda-feira, dia 27, depois de uma fase de testes que estava sendo realizada desde novembro do ano passado.
Dois dos equipamentos estão instalados na região oeste da cidade, na avenida Castelo Branco, nº 464, no sentido Universidade Estadual de Londrina (UEL), com velocidade máxima permitida de 50 km/h; e na avenida Soiti Tarumã, nº 1.046, no jardim Colúmbia, com velocidade de até 40 km/h.
O terceiro equipamento fica na altura do número 988 da avenida José Del Ciel Filho, no jardim Imagawa, na zona norte, com velocidade máxima permitida de até 50 km/h. Em todos os locais, a sinalização viária - vertical e horizontal - indica a presença da fiscalização eletrônica.
O gerente de fiscalização de Trânsito da CMTU, Jonas Rico, defendeu a ativação dos radares para regular a velocidade das vias principalmente nos horários de pico e, assim, aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
Jonas Rico explicou que, entre a instalação e a ativação dos equipamentos, os três dispositivos captaram episódios de desrespeito ao limite de velocidade, por isso, atrelado as análises anteriores e aos pedidos da população, os equipamentos passam a funcionar. Ele também garantiu que, por conta das características dos trechos, não foi possível instalar outros mecanismos de controle de velocidade, como quebra-molas e semáforos, por exemplo.
De acordo com a CMTU, o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves em Londrina e em todo o país. No ano passado, 74 pessoas perderam a vida no trânsito da cidade, sendo 34 na PR-445 e na BR-369. Entre janeiro e abril, foram registradas 15 mortes.