TERCA, 08/10/2024, 07:28

Tubarão encerra a temporada sem conquistar o principal objetivo

 Em primeiro ano de SAF, clube não consegue o retorno para à série B

A derrota para o Athletic no último final de semana custou o retorno do LEC para a série B do Campeonato Brasileiro. A equipe alviceleste precisava de uma vitória para garantir uma vaga na segunda divisão do futebol nacional, mas acabou sendo superado por 2 a 1 em um jogo de superioridade do time mineiro.

 

Um possível acesso poderia coroar um ano marcado por incertezas. No Campeonato Paranaense, o Tubarão começou mal e aos poucos foi se organizando e até conseguiu se classificar para as quartas de final da competição. Nos dois jogos contra o Athlético Paranaense, o Londrina conquistou uma vitória por 1 a 0 dentro do Estádio do Café e no jogo da volta foi goleado na Ligga Arena pelo sonoro placar de 6 a 0.

 

A partir daí, o time focou na disputa da série C. Novamente a equipe começou mal e depois da substituição do técnico Emerson Ávila por Claudinei Oliveira o Tubarão se reencontrou na competição e na última rodada da primeira fase carimbou uma vaga para a disputa do quadrangular final, mas não conseguiu o acesso.

 

O ano do LEC também fica marcado pela venda de 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube para a Squadra Sports. A proposta de venda já tinha sido aprovada inicialmente pelo Conselho de Representantes do Londrina, em dezembro de 2023. A Squadra Sports participou junto à comissão técnica da montagem do elenco para o Paranaense e da Série C do Brasileiro.

Entre as promessas feitas por Guilherme Bellintani, dono da SAF, estão:

um investimento previsto é de R$ 100 milhões em seis anos; Obras no VGD que já começaram, para voltar a receber jogos; Construção de um centro de treinamentos que está em andamento, em até quatro anos; Parcerias com outros clubes do Brasil para as categorias de base, além de assumir as dívidas do Londrina: uma com a Prefeitura da cidade, que será reduzida com reformas no VGD, além de débitos tributários, trabalhistas e cíveis.

Para a próxima temporada o clube deve passar por uma reformulação no elenco. Muitos jogadores têm contrato até o fim deste ano e não devem seguir vestindo a camisa alviceleste. Outra incógnita é a manutenção do treinador. Claudinei revelou nas rodadas finais da série C que recebeu duas propostas de clubes da série B e é vista como incerta a permanência do técnico para a próxima temporada. Claudinei deve se reunir com a diretoria do clube nesta semana para discutir a continuidade do trabalho e caso fique, o planejamento para 2025.

O Londrina só volta a campo em janeiro do ano que vem, quando disputa o Campeonato Paranaense.

Por Paulo Andrade

Comentários