UEL abre 598 vagas gratuitas pelo programa Aprova Paraná Universidades
Inscrições começam dia 29 de janeiro para 59 cursos de graduação; seleção utiliza a nota da Prova Paraná Mais e é exclusiva para estudantes da rede pública
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai ofertar 598 vagas para ingresso por meio do Sistema Aprova Paraná Universidades, programa do governo do estado. A seleção utiliza a nota da Prova Paraná Mais e as inscrições são gratuitas, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, diretamente no site do programa.
Para o ano letivo de 2026, a UEL disponibiliza vagas em 59 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Do total de vagas, 241 são destinadas à ampla concorrência, 298 para cotas raciais e 59 reservadas para pessoas com deficiência.
Segundo o secretário estadual da educação, Roni Miranda, o Aprova Paraná Universidades é o maior programa do ensino estadual e tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública às universidades estaduais.
De acordo com a Resolução CEPE nº 057/2025, as notas passam a ter caráter classificatório, sendo obrigatório que o candidato não zere a redação nem nenhum dos componentes curriculares. Já a Resolução CEPE nº 065/2025 estabelece que, para a matrícula, o estudante deve comprovar que cursou todo o ensino médio em escola pública e não possuir diploma de curso superior.
O resultado do Aprova Paraná Universidades será divulgado no dia 6 de fevereiro, no site do programa, com consulta disponível até 9 de fevereiro. Nesse mesmo período, candidatos não classificados poderão manifestar interesse na lista de espera.
A partir do dia 14 de fevereiro, as informações serão encaminhadas às universidades para a confirmação das matrículas. Na UEL, os aprovados devem acompanhar os editais da Cops, onde estarão as datas de convocação e de pré-matrícula.