QUARTA, 12/08/2020, 15:10

UEL desativa Cine Com-tour após 15 anos no espaço

Crise provocada pela pandemia foi o que motivou a decisão. Universidade estuda retomar exibições de filmes alternativos no Cine Teatro Ouro Verde.

Depois de 15 anos de atividades, o Cine Com-tour UEL foi desativado nesta quarta-feira com uma exibição solene para apenas três casais, que tiveram vínculo afetivo com o espaço. As exibições de filmes já estavam suspensas desde o dia 16 de março por conta da quarentena exigida para enfrentamento do novo coronavírus. Mas por conta do custo de aluguel e condomínio de cerca de R$ 10 mil, a Universidade Estadual de Londrina decidiu entregar o imóvel ao proprietário.

O vice-reitor da UEL, Décio Sabattini, disse que ainda pesou o fato de que os cinemas devem ser um dos últimos a segmentos a retornarem à normalidade. Ele também pontua que houve queda na arrecadação da UEL em 40%.

O plano após a pandemia é voltar a exibir filmes que estão fora do circuito tradicional no Cine Teatro Ouro Verde, que irá dividir espaço com a programação teatral e da Orquestra Sinfonica da UEL, a OSUEL.

O crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge que é responsável pela seleção dos filmes há décadas prefere não falar em despedida, mas sugere um até breve.  Mas ele, lamenta a falta de mais um espaço para multiplicar as exibições artísticas.

Mesmo antes da parceria com o Contur feita em 2005, o Cinema da UEL  exibe filmes alternativos desde 1973, voltados para difusão de arte e cultura. Para o crítico de cinema é importante ampliar o leque cultural, com filmes de outras culturas e nacionais, que estão fora do circuito comercial tradicional. 

Por Guilherme Marconi

Comentários