SEGUNDA, 15/02/2021, 16:52

UEL divulga detalhes da fase única do Vestibular 2021

Estudante terá que fazer a prova, com 50 questões objetivas mais a redação, em uma única tarde, no dia 14 de março. Universidade também vai precisar dobrar o número de locais de prova para acomodar os mais de 27 mil candidatos.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou nesta segunda-feira (15) mais detalhes sobre como vai funcionar o Vestibular 2021 da instituição. Por conta da pandemia de coronavírus, o processo vai ser realizado em uma única fase. O esquema montado é bem diferente dos últimos anos, quando o vestibular sempre foi dividido em duas ou mais etapas. Neste ano, os 27.432 inscritos vão ter uma única tarde, no dia 14 de março, para fazer a prova com 50 questões objetivas mais a redação. O teste terá início às duas tarde e duração de até cinco horas, uma a mais na comparação com os vestibulares anteriores. 

 

A prova permanece temática e interdisciplinar. Serão 36 questões de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira, com o candidato podendo escolher entre Inglês, Espanhol e Francês. Cada questão de Conhecimentos tem o valor de 1,5. O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimentos. Já a prova de redação, segundo consta no Manual do Candidato, deverá ter um só tema. O vestibulando vai ter que produzir um texto dissertativo e argumentativo a partir de conteúdos verbais e não verbais. O número máximo e mínimo de linhas será apresentado no enunciado da prova, no dia. Para a avaliação, vão ser considerados nível de leitura, conhecimento de Língua Portuguesa, originalidade, ordem sintática, ortografia, pontuação, vocabulário, entre outros parâmetros.

 

Em entrevista à CBN, a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, disse que as mudanças foram necessárias para evitar com que os candidatos se expusessem durante a aplicação das provas. Ela também garantiu que o novo modelo foi elaborado com o auxílio de uma equipe de 25 docentes da UEL, de todas as disciplinas, e que as adaptações não devem ser sentidas pelos vestibulandos.

 

Outra mudança significativa, conforme Sandra, é a que diz respeito ao número de locais de provas. Segundo ela, a instituição vai ter que dobrar, de 600 para 1.200, a quantidade de salas, para acomodar os estudantes levando em conta os cuidados relacionados ao distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus. Vão ser utilizados, além do campus da própria UEL, universidades e faculdades públicas e privadas; e escolas públicas e privadas do município. Haverá a aplicação de provas em todas as regiões da cidade, segundo a professora.

 

O resultado final do Vestibular 2021 da UEL sai em 30 de abril, quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da Cops. O endereço eletrônico para mais informações é o www.cops.uel.br.

Por Guilherme Batista

Comentários