QUINTA, 02/08/2018, 19:13

Unidades de Pronto Atendimento passam por auditoria em Londrina

Pente-fino está sendo feito por enfermeiros já acostumados a conversar com pacientes e coletar as principais reclamações do serviço. Segundo secretaria, trabalhos podem ajudar a diminuir o tempo de espera para o atendimento nas UPAs.

As duas Unidades de Pronto Atendimento de Londrina, localizadas no jardim Sabará e na avenida Leste-Oeste, na região oeste da cidade, estão passando por uma auditoria. Os trabalhos foram autorizados pela Secretaria de Saúde, que pretende verificar quais são as principais reclamações dos usuários.

O pente-fino está sendo feito por enfermeiros-auditores, que, segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, já estão acostumados a conversar com os pacientes e verificar o que pode estar causando os problemas.

O principal desafio é diminuir o tempo de espera para o atendimento nas UPAs. Em determinados dias da semana e horários, usuários costumam aguardar até 12 horas nas unidades para serem atendidos. Segundo o secretário, a demora é reflexo da grande demanda, que, conforme ele, chega a 700 pacientes todos os dias.

Machado garante que a situação mudou bastante do ano passado para cá, depois que o município readequou as escalas de plantão dos médicos. Ele admite, no entanto, que ainda há muito que melhorar.

A auditoria nas UPAs deve durar cerca de 30 dias.

Por Guilherme Batista

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