SEGUNDA, 25/01/2021, 08:41

Vacinas da Oxford/Astrazeneca chegaram a Londrina e aos demais 20 municípios da região da 17ª de Saúde

Campanha com novo imunizante começa nesta segunda-feira e as doses devem cobrir 88% dos grupos prioritários que pertencem a primeira fase.

A primeira remessa da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e produzida na Índia chegou ao Aeroporto de Londrina ao meio dia deste domingo (24).  O Governo do Paraná separou 8.920 doses do imunizante para atender os 21 municípios da 17ª Regional de Saúde.

A expectativa é atingir 88% do público-alvo da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com esses novos imunizantes da Oxford/AstraZeneca.

Maria Lucia Lopes, chefe da regional de saúde, informou que as novas doses serão utilizadas para dar continuidade ao grupo prioritário da primeira fase da campanha, sobretudo os profissionais de saúde que ainda não foram imunizados. Já que a população indígena já foi 100% imunizada em Tamarana e os idosos em asilos devem ser atendidos com a primeira remassa da Coronavac que chegaram na última terça-feira.
Em Londrina ficaram cerca de 6700 vacinas e o restante foi encaminhado ainda ontem para os demais municípios com ajuda de um helicóptero da Policia Militar. Ou seja, a logística foi toda montada pela Secretaria Estadual de Saúde para que as doses comecem a ser aplicadas nos profissionais de saúde em todos os municípios da regional já a partir desta segunda-feira.
De acordo com a chefe da 17ª Regional de Saúde, a quantidade deverá atender aproximadamente 88% do público-alvo da primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 nos 21 municípios. Ou seja, vão faltar ainda 3 mil doses para atingir 26 mil pessoas do primeiro grupo prioritário. A ideia da Secretaria de Saúde é dar continuidade a campanha de vacinação sem interrupções à medida que as doses estão sendo distribuídas

No Paraná chegaram 86.500 doces da vacina AstraZeneca. Segundo a Sesa, está programado pelo Ministério da Saúde a divisão de outras 900 mil doses de CoronaVac entre todos os estados ainda nesta semana. A estimativa é que aproximadamente 40 mil doses sejam encaminhadas ao Paraná.

Por Livia de Oliveira

Comentários