QUARTA, 09/03/2022, 17:35

Varejo de Londrina e região registrou maior crescimento do estado em 2021, segundo balanço da Fecomércio

Para coordenador da entidade, resultado foi impulsionado pelas vendas de Natal e bom desempenho aponta para recuperação da economia paranaense.

O comércio varejista, na região de Londrina, teve uma alta expressiva ao longo do ano passado. No acumulado de 2021, o aumento foi de 17,2%. Os dados foram divulgados, nesta semana, pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), em uma nova Pesquisa Conjuntural.

De acordo com o levantamento, este resultado ficou bem acima da média estadual, que encerrou 2021 em 7,87%. Apesar disso, o desempenho geral paranaense foi o melhor desde 2013. Para Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade, os números apontam para um movimento de retomada das atividades do setor.

O segmento que registrou a maior elevação, no estado, foi o de calçados, com mais de 17%. Em seguida, vêm os ramos de vestuários e tecidos, as óticas, o setor de cine-foto-som e materiais de construção. Em todos esses, o índice de crescimento ultrapassou os 15%.

Schmidt afirma que o Natal de 2021 foi um fator importante para impulsionar as vendas do comércio varejista. O desempenho registrado em dezembro foi pouco mais de 13% maior, em comparação ao mês anterior.

O coordenador lembra ainda que o Paraná foi o terceiro estado com maior número de abertura de empresas, ao longo do ano passado, com aproximadamente 15,1 mil novas lojas, segundo informações do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Somente São Paulo e Minas Gerais apresentaram dados superiores.

Apesar do resultado positivo, dois setores do comércio varejista paranaense fecharam 2021 com queda no indicador. São eles, os segmentos de lojas de departamentos, com um recuo de 6,9%, como também o de livrarias e papelarias, que teve uma redução de 5,35% nas vendas.

Comentários