SEGUNDA, 03/05/2021, 18:47

Vereador quer criar memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 em Londrina

Definição do local ficará à cargo da prefeitura

O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Jairo Tamura, protocolou um projeto de lei sugerindo a criação de um memorial em homenagem aos mortos pela Covid-19 no município. O objetivo, além de homenagear as vítimas fatais da pandemia, é oferecer um lugar que marque historicamente todo o enfrentamento da doença.

Tamura acredita que o espaço também servirá como uma forma de alerta e conscientização aos perigos da doença, que já tirou a vida de mais de 1,2 mil pessoas em Londrina e mais de 400 mil em todo o país.

A proposta deixa a cargo da prefeitura definir qual seria o local ideal para abrigar o memorial, que poderá contar com foto do homenageado, nome completo, além da data de nascimento e morte. Outra possibilidade é que exista um memorial virtual com as informações disponibilizadas no site da prefeitura.

Iniciativa semelhante foi adotada em São Paulo, que inaugurou no final de janeiro um memorial às vítimas da Covid-19 com uma escultura na praça do Carmo, onde foi instalada uma cápsula do tempo para que as pessoas deixem mensagens de condolências e contem suas experiências no enfrentamento da doença. No campo virtual, a Universidade Estadual de Maringá criou um site com memorial em tributo dos servidores e alunos vítimas da Covid-19, com perfil de cada um deles.

Por Marco Feltrin

Comentários