SEGUNDA, 01/07/2024, 07:05

Vistoria do transporte escolar começa hoje (01), em Londrina

Durante o atendimento, funcionários da CMTU avaliarão a situação cadastral de cada veículo autorizado.

Começa nesta segunda-feira (1º) e vai até o final de julho o período de vistoria dos micro-ônibus e vans que operam o transporte escolar em Londrina. O procedimento, que é obrigatório e ocorre duas vezes por ano, sempre durante as férias estudantis, é realizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O objetivo, de acordo com, José Carlos da Silva, coordenador da área na CMTU, é manter o controle sobre a frota e, assim, contribuir com a segurança das crianças e adolescentes que utilizam o serviço.

Para agendar a inspeção, os proprietários dos 115 veículos atualmente credenciados junto ao Município devem entrar em contato com a CMTU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, preferencialmente por meio do WhatsApp (43) 99947-8320, da Coordenadoria de Transporte Comercial.

Durante o atendimento, funcionários da companhia avaliarão a situação cadastral de cada autorizado e, se a documentação estiver em dia, serão emitidas as guias para pagamento das taxas previstas no Código Tributário Municipal.

Diferentemente do primeiro semestre, quando os cadastrados precisaram arcar também com os custos de emissão da carteira de condutor e da licença para trafegar, que são cobranças anuais, dessa vez será preciso quitar somente a taxa de vistoria, um encargo semestral, hoje fixado em R$ 60,32, valor bem abaixo dos R$ 390,34 cobrados em janeiro, quando foram somadas as demais tarifas.

Além de verificar a documentação dos condutores e dos automóveis, a inspeção avalia as condições dos cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, limpadores de para-brisa, do sistema elétrico, tacógrafos e outros itens fundamentais para garantir a segurança dos estudantes durante os deslocamentos.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários