SEXTA, 10/09/2021, 15:45

Volume de drogas apreendidas no Paraná cresce 13,5% no primeiro semestre

Balanço inclui apreensões de maconha, cocaína e crack feitas pelas polícias civil e militar

De acordo com os cálculos da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná, foram apreendidas 134 toneladas dessas drogas no primeiro semestre deste ano. Em 2020, no mesmo período, foram 118 toneladas. O aumento de 13,5% no volume de apreensões é atribuído a um melhor planejamento das polícias no Estado, na avaliação do secretário Romulo Marinho Soares, e ao trabalho integrado com a Polícia Federal.

Entre as drogas apreendidas, a maconha representa 97% do total, com 131 toneladas interceptadas. Além disso, houve apreensões de cocaína e de crack. O coronel Hudson Teixeira, comandante-geral da PM, destacou o tamanho do volume apreendido pelos efetivos.

Duas toneladas de cocaína foram impedidas de circular no Paraná de janeiro a junho, um aumento de 11% de apreensão na comparação com 2020. Já em relação ao crack, as forças policiais estaduais retiraram de circulação cerca de 558 quilos. No entanto, o número é 28% menor, se comparado ao mesmo período do ano passado. Para o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, o investimento em tecnologia, aliado à atividade de inteligência da Polícia Civil, contribuiu significativamente para o aumento nas apreensões.

Também foram apreendidos 13.122 pontos de LSD, 49% a mais que no mesmo período de 2020 e 20.348 comprimidos de ecstasy.

Com informações da Agência Estadual de Notícias,

Por Livia de Oliveira

Comentários