Mais de dois mil condutores de Londrina e região já renovaram a CNH de forma automática e gratuita
Programa permite renovação automática da habilitação para quem não cometeu infrações nos últimos 12 meses
Mais de dois mil condutores da região de Londrina foram beneficiados, em apenas um mês, com a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) concluiu nessa segunda-feira (12) a sincronização com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), responsável pela criação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que concede o selo “Bom Condutor” a motoristas sem infrações nos últimos 12 meses, requisito fundamental para acesso ao benefício.
A medida segue a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde 10 de dezembro do ano passado, e já atendeu 26.669 paranaenses. Na região de Londrina 1.892 condutores tiveram a CNH renovada automaticamente. Outros 303 condutores realizaram a conversão da CNH provisória para definitiva.
Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a iniciativa reduz custos e burocracia com uma economia gerada aos condutores paranaenses que chega a R$ 7,7 milhões, considerando a dispensa de taxas de emissão da CNH, exames médicos e avaliações psicológicas.
Com o selo “Bom Condutor”, motoristas de até 70 anos têm direito à renovação automática da CNH, sem precisar fazer agendamento, exames médicos ou pagamento de taxas. A adesão ao Cadastro Positivo deve ser feita pelo aplicativo CNH do Brasil.
Para condutores entre 50 e 70 anos, será permitida apenas uma renovação automática. Já pessoas acima de 70 anos ou com restrições médicas seguem obrigadas ao procedimento tradicional, com exames de aptidão física e mental.
A nova regra também contempla condutores com CNH provisória. Aqueles que iniciaram o processo de renovação após 10 de dezembro e já pagaram taxas podem solicitar a restituição dos valores no site do Detran-PR.