SEGUNDA, 21/12/2020, 06:10

A segunda parcela do décimo terceiro já saiu!

Assalariados devem organizar o orçamento para não carregar dívidas para o ano que vem. 

A pandemia trouxe muita insegurança econômica. Mas quem se manteve empregado e recebeu o décimo terceiro tem a oportunidade de escolher como vai usar o dinheiro. Nós pedimos ao economista Marcos Rambalducci para analisar a situação de três tipos de trabalhadores. Aqueles que mantiveram as contas em dia ao longo do ano estão em vantagem. Podem fazer uma reserva para pagar os impostos que chegam todo início de ano e ainda usar outra parte para curtir um pouco as festas.

Para aqueles que acumularam contas ao longo do ano e estão devendo, Rambalducci aconselha que a prioridade seja quitar as pendências. Afinal, os credores também podem estar precisando do dinheiro. Por outro lado, o economista recomenda planejamento antes de fazer a negociação, para aproveitar melhor os recursos disponíveis.

O terceiro grupo de trabalhadores recebeu parte do décimo terceiro no primeiro semestre, como uma espécie de socorro, no início da pandemia. E aqueles que já gastaram tudo, terão que refazer o orçamento e repensar suas formas de consumo, ensina Rambalducci.

Este ano, a entrada do décimo terceiro deve injetar 230 milhões de reais na economia de Londrina. É menos do que em anos anteriores, mas melhor do que a previsão no início da pandemia, indicando uma reação do emprego formal.

Por Livia de Oliveira

Comentários