SEGUNDA, 19/11/2018, 17:25

Ação criminosa suspende atendimento em centro odontológico por tempo indeterminado

Ladrões levaram o compressor e a bomba de ar, indispensáveis para o funcionamento dos consultórios. Falta de funcionários e estrutura precária do prédio também comprometem o atendimento, que é voltado para pacientes com necessidades especiais.

Os mais de 500 pacientes de toda a região de Londrina que dependem do Centro de Saúde Bárbara Daher, o Getexcel, na zona oeste da cidade, estão sem nenhum tipo de respaldo desde a última sexta-feira, quando ladrões arrombaram o espaço e furtaram equipamentos que são essenciais para o atendimento. Os três criminosos cortaram o cercado, estouraram duas portas e fugiram levando o compressor e a bomba de ar, necessários para os consultórios, além do botijão de gás da cozinha. O prejuízo ultrapassa os R$ 10 mil.

A direção conseguiu reparar os danos patrimoniais, mas ainda segue na busca por doações pra comprar novos aparelhos. Enquanto isso, as consultas e cirurgias ficam suspensas por tempo indeterminado. Quem explica é a diretora do Getexcel, Nádia Regina de Melo.

Ela também ressaltou a importância do atendimento especializado, voltado exclusivamente para pessoas com necessidades especiais.

Além da ação criminosa, o Centro de Saúde, que vai completar 30 anos em 2019, padece com a falta de dinheiro pra pagar funcionários e a estrutura precária da sede, que é da prefeitura. Metade do prédio, incluindo centro cirúrgico, está interditada desde o ano passado. O imóvel está tomado por infiltrações e rachaduras, além de muitos buracos no telhado. A única ajuda vem de uma parceria com o SUS, que destina menos de cinco mil reais por mês à entidade para o custeamento de algumas cirurgias. A ideia é fechar um novo convênio com a Secretaria de Saúde, para o pagamento de salários a funcionários que, atualmente, são voluntários, mas, de acordo com a diretora, ainda não há nenhuma resposta do município para o firmamento do acordo.

 

 

NOTA RETORNO – TAMBÉM TENTAMOS CONTATO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE, FELIPPE MACHADO, DURANTE TODA A TARDE DE SEGUNDA-FEIRA, MAS ELE ESTAVA EM REUNIÃO E NÃO PÔDE ATENDER A REPORTAGEM.

Por Guilherme Batista

Comentários