Ações prioritárias do Ministério da Saúde contra a dengue abrangem Londrina e mais quatro cidades da Região Metropolitana
Objetivo da proposta é reduzir os casos graves e os óbitos pela doença
O Ministério da Saúde anunciou uma lista de 80 municípios classificados como prioritários para ações de controle da dengue. Entre as cidades da Região Norte do Paraná estão Londrina, Cambé, Jataizinho, Primeiro de Maio e Florestópolis.
A estimativa do Ministério é que cerca de 68 milhões de pessoas vivam nesses 80 municípios, selecionados por registrarem alta transmissão de casos de dengue - mais de 50 casos por 100 mil habitantes - ou casos da doença em ascensão.
A proposta é reduzir os casos graves e os óbitos por dengue. A pasta planeja, por exemplo, mobilizar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no intuito de reorganizar a rede assistencial dos municípios selecionados.
O Ministério da Saúde planeja ofertar até 150 centros de hidratação, uma espécie de Hospital de Campanha de Dengue, com até 100 leitos cada nos municípios que integram a lista, com um investimento de até R$ 300 milhões, além de se comprometer em monitorar os estoques da vacina contra a dengue nos municípios classificados como prioritários e garantir o abastecimento de todas as 80 cidades que integram a lista.
De acordo com o diretor de Vigilância da 17ª Regional de Saúde, Felipe Remondi, das cinco cidades da lista, apenas Londrina e Cambé se beneficiaram do centro de hidratação com 100 leitos devido ao volume de casos apresentados nos últimos levantamentos.
Remondi falou que ainda aguarda um detalhamento do Ministério de Saúde em relação ao tipo de serviço destinado a cada cidade, mas declarou que cidades menores da Região Metropolitana de Londrina estão com o sistema de saúde saturados.
Sobre as vacinas, o diretor de Vigilância afirma que todas as cinco cidades já estão vacinando os moradores e que a 17ª Regional de Saúde segue monitorando os estoques para evitar perdas devido à data de vencimento.
Vale lembrar que em 2025 as cidades que formam a 17ª Regional de Saúde registraram 12 mortes devido à dengue.