SEXTA, 12/12/2025, 11:31

Com proximidade do verão, Bombeiros alertam para os cuidados em piscinas, rios e cachoeiras

Mesmo locais que parecem não ofertar riscos de afogamento, como o Lago Igapó, podem ser perigosos para banhistas

Com a proximidade do verão e a época de férias escolares, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta sobre cuidados para aproveitar piscinas, rios e lagos com segurança e evitar acidentes.

Especialmente para as crianças, a recomendação é de que sempre haja acompanhamento de um adulto ao entrar na piscina ou em outro meio aquático. Além disso, é recomendado sempre o uso de bóias ou colete salva-vidas, que ajudam a garantir a segurança.

Já para aqueles que gostam de explorar novos lugares e se banhar em locais como rios e cachoeiras, a atenção precisa ser redobrada.

O aspirante dos Bombeiros, Tomas Dias, reforça que a orientação é para nunca ir sozinho a esses locais.

Segundo o aspirante, os banhistas de rios e cachoeiras também precisam estar atentos a um fenômeno que pode ocorrer em épocas de chuvas, especialmente no verão.

O perigo vem em forma da tromba d’água, que é uma elevação repentina no nível de riachos, rios e cachoeiras e pode trazer grandes riscos.

Dias reforça que é preciso estar atento aos sinais desse tipo de fenômeno, observar a previsão do tempo e se preparar para deixar o local com antecedência.

Mesmo em ambientes que parecem oferecer pouco risco, o Corpo de Bombeiros alerta que o perigo pode ser grande. É o caso do Lago Igapó, local onde é proibido nadar, mas que registra com frequência episódios de afogamento.

Na última semana, um homem foi resgatado após passar 10 minutos submerso no lago, nas proximidades da barragem. O homem de 39 anos nadava acompanhado de um amigo, quando acabou afundando nas águas.

Nesta temporada de verão, 30 militares de Londrina vão reforçar a Operação Verão do Corpo de Bombeiros no litoral do estado. Eles vão atuar em ações de prevenção e salvamento nas praias e balneários do Paraná, e também no apoio logístico.

A Operação Verão mobiliza cerca de 10% do efetivo dos Bombeiros anualmente, e neste ano acontece entre 19 de dezembro e 22 de fevereiro.

Por Fernando Bianchi

Comentários