QUARTA, 07/04/2021, 18:07

Advogado denuncia que presas com sintomas de coronavírus não estariam recebendo tratamento adequado em Londrina

Depen confirma que algumas detentas apresentaram sintomas gripais, mas garante que todas elas já estão passando por atendimento médico. Promotoria de Saúde deve abrir um procedimento para apurar o caso.

Um advogado procurou o Centro de Direitos Humanos de Londrina esta semana para denunciar que a cliente dele, presa da Cadeia Pública Feminina, teria apresentado sintomas de coronavírus nos últimos dias, e, até então, não teria recebido o tratamento de saúde adequado no interior da unidade. Segundo a denúncia, pelo menos outras três presas estariam passando pela mesma situação. O caso foi levado pelo coordenador do CDH, Carlos Henrique Santana, à Vara de Execuções Penais (VEP) e à Promotoria de Defesa da Saúde Pública, que, conforme ele, prometeu abrir um procedimento para averiguar a situação. Santana contou que familiares de algumas presas também já teriam entrado em contato para relatar que as mulheres estariam doentes, mas sem nenhum tipo de respaldo por parte do sistema penitenciário.

A CBN também entrou em contato com o coordenador do Depen na região de Londrina, Reginaldo Peixoto, que confirmou as queixas das detentas, mas negou que elas estariam sem o devido acompanhamento médico. Ele garantiu que quem apresentou sintomas recebeu atendimento nesta quarta-feira (7), e que se ficar confirmado a suspeita de coronavírus,elas vão passar por exames e terão, ainda, o quadro de saúde acompanhado de perto pelos agentes.

Peixoto lembrou, entretanto, que todas as presas vivem de forma coletiva no interior da unidade, o que, na avaliação dele, faz ser desnecessário o possível isolamento das que estiverem com sintomas.

Por Guilherme Batista

Comentários