Agências do INSS estarão fechadas nesta quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30)
Serviços digitais e central telefônica ficam indisponíveis a partir das 19h desta terça-feira (27)
Os serviços de atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão suspensos na quarta, quinta e sexta-feira desta semana. A suspensão ocorre para a realização de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Os serviços digitais prestados por meio do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, assim como a Central Telefônica 135, vão ficar fora de operação a partir das 19h desta terça-feira (27) até sábado (31).
A medida, segundo o instituto, é necessária para a modernização dos sistemas, além de assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços prestados.
Na região, são cinco agências, sendo duas em Londrina e uma em Rolândia, Cambé e Arapongas.
Entre os serviços presenciais prestados estão perícia médica, reabilitação profissional, entrega de documentos originais solicitados pelo INSS, validação de documentos para comprovação de tempo de contribuição ou dependência e auxílio para quem não consegue utilizar o telefone ou o aplicativo.
Já os serviços oferecidos digitalmente são auxílio para processo de aposentadoria, benefícios sociais, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte (urbana e rural), atualização de dados, extratos de pagamento e certidões.
O INSS informou ainda que realizou atendimento extra no último final de semana, com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do serviço presencial, e que garantiu o reencaixe nos casos em que o beneficiário preferiu receber atendimento presencial em dia útil.
Os serviços presenciais retornam ao normal na segunda-feira (2), conforme o horário de cada agência.