SEXTA, 05/09/2025, 14:14

Água verde no Lago Igapó 2 acende alerta da Secretaria do Meio Ambiente

Investigações apontam proliferação de algas e a possibilidade de esgoto clandestino

O londrinense que passa pelo Lago Igapó 2 tem notado que a água tem um tom verde-escuro. O fenômeno, já em investigação pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), pode indicar risco na morte de peixes e contaminação para banhistas.

De acordo com Gilmar Domingues, Secretário da Sema, a mudança na coloração está relacionada à falta de chuvas que vem se arrastando desde julho. O período de seca reduziu o volume do lago, ampliou a incidência de luz solar e favoreceu a proliferação de algas.

Ainda de acordo com o Secretário, existe a suspeita de esgoto clandestino devido ao excesso de nutrientes na água, além de baixa circulação da água e consequente aumento da concentração de algas. A condição é mais crítica nos pontos de barramento, onde os nutrientes ficam represados, intensificando a cor esverdeada.

Domingues recomendou que as pessoas evitem pescar e se banhar no Lago, e que essa contaminação pode causar a morte dos peixes.

Entre as soluções em análise está a instalação de sistemas de aeração para aumentar o oxigênio dissolvido. No entanto, a Sema não dispõe de equipamentos próprios e depende de apoio externo para viabilizar a medida.

Por Paulo Andrade

Comentários