TERCA, 27/11/2018, 19:28

Alunos de escola em Tamarana, na região de Londrina, criam “cápsula do tempo” com sonhos e expectativas para o futuro

Cartas serão guardadas em compartimento que só vai ser aberto em 2040, daqui a 22 anos. Projeto quer conscientizar crianças sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Alunos da Escola Municipal Taeko Lima Almeida, em Tamarana, na região de Londrina, passaram o ano numa corrente positiva, de olho em um projeto bastante especial. Cada um dos meninos e meninas, que têm entre nove e onze anos, fez uma lista com sonhos e desejos para os próximos anos.

As cartas, finalizadas nos últimos dias, vão ser colocadas dentro de uma espécie de “cápsula do tempo”, que, segundo o professor responsável pela iniciativa, Claudio Ramos, vai ser aberta só em 2040, ou seja, daqui a 22 anos. O fechamento do compartimento recheado de expectativas está marcado para o próximo dia oito de dezembro. A ideia, segundo ele, é fazer as crianças pensarem num mundo melhor, principalmente no que diz respeito à conservação do meio ambiente.

Além da lista de desejos, as crianças criaram, por meio do projeto, uma série de iniciativas que, de acordo com o professor, já vão poder ser colocadas em prática agora mesmo, no presente. As sugestões passam pela instalação de mais lixeiras na cidade, a implantação de sistemas para o reaproveitamento da água da chuva e a conservação dos fundos de vale. Todas as propostas foram apresentadas pela criançada ao prefeito de Tamarana, Beto Siena, na última semana. O município, inclusive, já demonstrou apoio ao sistema de captação da água da chuva para irrigação da horta da escola municipal. As demais sugestões devem passar por análise.

Os trabalhos fazem parte do projeto União Faz a Vida, realizado com mais de 900 crianças da rede municipal de Educação de Tamarana numa parceria entre prefeitura e uma cooperativa da região.

Por Guilherme Batista

Comentários