Após colisão com caminhão, Rumo Logística reconstrói trilhos para retirada de locomotiva.
Mesmo sem feridos, acidente do último domingo causou grande prejuízo e mobilizou dezenas de funcionários empresa liberar linha férrea.
Equipes da concessionária Rumo Logística vindas de todo o Estado correram contra o tempo nesta segunda-feira (19) para reconstruir os trilhos, retirar o caminhão que provocou o acidente e parte da locomotiva que descarrilhou no domingo após a colisão. Objetivo é tentar liberar o tráfego de trens e veículos no centro de Rolândia, no norte do Paraná, até essa terça-feira.
Após cruzar o sinal vermelho e atravessar a preferencial em uma passagem em nível, um caminhão atingiu a frente do trem que descarrilhou e ao menos três vagões carregados de soja tombaram. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição.
Ninguém ficou ferido no acidente, mas a locomotiva que pesa quase 200 toneladas descarrilhou e invadiu uma casa. Moradores e comerciantes do entorno ficaram assustados. É o caso do dono de uma oficina mecânica, Sebastião Neves.
O secretário de infraestrutura de Rolândia, Lucinei Masson, informou que a prefeitura e a concessionária avaliaram os danos à residência e estão prestando atendimento à família.
O caminhão bitrem, que provocou o acidente, foi retirado do local ainda pela manhã. Equipes da empresa seguem reconstruindo os trilhos para poder retirar a locomotiva. Outros três vagões tombaram com o impacto da colisão. A área está isolada.
O tráfego ferroviário e urbano será restabelecido somente após a retirada da locomotiva, operação que envolve vários guindastes e operários, e não tem hora para acabar.
A empresa informa que o acidente em Rolândia foi provocado por imprudência do motorista do caminhão e aponta que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, com campanhas em vários municípios do Paraná.