QUINTA, 31/07/2025, 16:39

Com mais de 3 mil alunos imunizados nas escolas londrinenses, Secretaria de Saúde segue campanha de vacinação

Todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis para estudantes das 68 unidades de ensino estaduais e 188 municipais

Com a volta às aulas para todos os estudantes das redes de ensino municipais e estaduais, a campanha de vacinação nas escolas também volta. Uma força-tarefa realizada por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação e da Saúde, tem como objetivo atualizar as carteiras de vacinação dos alunos e reforçar a proteção contra diversas doenças.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a campanha ainda está longe do ideal, mas já mostrou uma grande diferença comparada ao ano passado.

Em Londrina, de abril até o final de junho, foram aplicadas 3.073 doses de 18 vacinas em alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino. As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram em 164 unidades da rede municipal, incluindo escolas, Centros de Educação Infantil municipais e filantrópicos, além de outras 18 escolas da rede estadual de ensino.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, para esse segundo semestre, a campanha segue e algumas escolas já devem ser visitadas nas próximas semanas.

Todas as doses ofertadas são previstas no Calendário Nacional de Vacinação, e as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se deslocam até as unidades escolares para avaliarem as cadernetas de vacinação e aplicarem as vacinas.

A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, febre amarela e Covid-19 e, ainda, o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

As vacinas só são fornecidas mediante autorização por escrito ou na presença dos pais ou responsáveis. Antes, é feita a consulta no sistema, para conferir quais doses estão em atraso e a criança ou adolescente que precisa receber.

Por Paulo Andrade

Comentários