APP Sindicato deve intensificar manifestações ao longo deste mês para pressionar governo a incluir data-base do funcionalismo público estadual no orçamento do próximo ano
De acordo com levantamento feito pela categoria, perdas inflacionárias acumuladas nos últimos cinco anos ultrapassam os 25%
A APP Sindicato, que representa os professores da rede estadual, pretende intensificar, ao longo de todo este mês, a realização de manifestações contra o fato de o Governo do Paraná não ter incluído, no orçamento do próximo ano, a chamada data-base do funcionalismo público estadual. De acordo com levantamento feito pela categoria, as perdas inflacionárias acumuladas pelos servidores nos últimos cinco anos ultrapassam os 25%. Apesar disso, não há previsão orçamentária para que pelo menos parte desse índice seja pago aos funcionários em 2022. Outros sindicatos, como o que defende os servidores da saúde, por exemplo, também já se manifestaram em tom de crítica contra o posicionamento do poder público, que ainda não sinalizou para a compensação das perdas no próximo ano.
O secretário de Assuntos Jurídicos da APP Sindicato em Londrina, Rogério Nunes, destacou a importância da reposição das perdas inflacionárias, ainda mais se levarmos em conta, conforme ele, que praticamente todos os itens e serviços básicos tiveram os valores reajustados de forma significativa no último ano.
O sindicalista também garantiu que as mobilizações vão continuar a ser realizadas em todo o estado, e que, se nada mudar, a entidade pode agendar uma assembleia para discutir a possibilidade de uma greve geral da categoria.