Armadilhas contra o mosquito da Dengue capturam mais de 500 ovos em Rolândia
Jardim Ernesto Francischini lidera bairros com maior incidência, registrando 320 ovos em quase três meses de funcionamento do equipamento
A Secretária de Saúde de Rolândia divulgou o relatório das 201 armadilhas ovitrampas, distribuídas pelos bairros e área rural. Ao todo, 555 ovos do mosquito Aedes aegypti foram capturados desde a data de instalação do equipamento, no começo de junho.
As ovitrampas são utilizadas pelo setor de combate às endemias para detectar a presença e a densidade do Aedes aegypti e Aedes albopictus, possibilitando um direcionamento mais eficiente das ações de campo, contribuindo para o controle do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
De acordo com o Diretor da Vigilância Sanitária de Rolândia, Rafael Dias, a armadilha tem contribuído para a queda no número de casos de Dengue confirmados no município.
São 201 armadilhas distribuídas nas áreas urbanas e rurais e recolhidas semanalmente para a contabilização dos ovos e a troca das palhetas de captura.
O Jardim Ernesto Francischini, na zona norte de Rolândia, é responsável por 320 ovos capturados (58,18%). Dias afirmou que as diretrizes do Ministério da Saúde orientam um direcionamento de estratégias para essa região.
Apesar das armadilhas, a equipe de Controle de Endemias continua realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti. Vale destacar que o apoio da população é fundamental e medidas simples podem contribuir de forma significativa para o controle do mosquito.