QUARTA, 11/03/2020, 16:48

Atrasada, construção da ponte da avenida Soiti Taruma, entra na reta final, afirma secretário de Obras

João Verçosa define atraso como pequeno e diz que com compactação de aterro e mudanças na rede da Sanepar, pavimentação da pista fica liberada.

A construção da nova ponte da avenida Soiti Taruma, na zona oeste de Londrina começou em junho do ano passado e tinha prazo inicial de conclusão de oito meses. Em meados de janeiro, a previsão era entregar a nova estrutura até o início de março, mas, por dificuldades na execução de alguns serviços que dependiam da Copel e da Sanepar, a empresa responsável, a construtora Kapa, de Maringá, pediu e a Secretaria de Obras decidiu dar um aditivo e prorrogar o prazo de conclusão, afirma o titular da pasta, João Verçosa.

O dinheiro para a obra, quase R$ 3 milhões, vem do Fundo Municipal de Saneamento Básico. A nova ponte está sendo construída sobre o Ribeirão Esperança, na divisa dos Jardins Sabará e Maracanã. O aterro que existia no local foi desfeito e o nível da fundação da ponte erguido para trazer mais segurança aos usuários.

O secretário diz que a antiga barragem com um sistema de tubulação para escoar da água do ribeirão era ineficiente e subdimensionado, o que vinha causando alagamentos em dias de chuva forte e que inclusive provocou a destruição da ponte.

Verçosa define o atraso como pequeno e afirma que com a compactação do aterro e as mudanças na rede da Sanepar, a pavimentação da pista fica liberada e deve começar em uma ou duas semanas. Com isso, segundo o secretário, a obra entra na reta final.

A avenida Soiti Taruma está interditada desde o início da obra, que inclui, ainda calçadas de piso tátil e alterações na declividade da pista, o que, de acordo com Verçosa, deve aumentar a segurança de motoristas e motociclistas. A ponte, segundo o secretário, deve melhorar e muito, a situação do trecho, que é considerado problemático em dias de chuva forte.

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