QUINTA, 19/02/2026, 18:22

Londrina realiza mutirão contra a dengue na região leste após aumento de notificações

Ação percorre os jardins Monte Carlo, San Fernando e San Izidro até sábado (21); agentes utilizam drones e inseticidas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) um novo boletim sobre a dengue em Londrina. Desde o início de 2026, a cidade registrou 2.133 notificações da doença. Deste total, 130 casos foram confirmados, 1.496 descartados e 507 seguem em análise. A taxa de positividade é de 6% e não há registro de óbitos neste ano. Sobre a chikungunya, são duas notificações, ainda em investigação.

O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, ressaltou que, mesmo com aumento de casos em alguns bairros, houve uma redução de 76,7% nos casos de dengue em 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. No ano passado, foram 559 confirmações. Neste ano, no mesmo intervalo, são 130 casos, uma queda de 429 registros.

Diante do aumento de notificações nos bairros Jardim Monte Carlo, com avanço para os Jardins San Fernando e San Izidro, na região leste, a Secretaria realiza mutirão de limpeza hoje (19), na sexta-feira (20) e no sábado (21). Aproximadamente 30 agentes de combate às endemias participam da ação.

Nesta quinta-feira (19), o mutirão começou às 7h30 e segue até 16h. Na sexta-feira (20), as atividades ocorrem durante todo o dia. Das 7h30 às 13h, serão feitas visitas domiciliares para vistoria e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, orientação aos moradores, aplicação de inseticida, aspiração de mosquitos e uso de drone para identificar focos em locais de difícil acesso.

No período da tarde, das 13h às 16h, dois caminhões, com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, fazem o recolhimento de materiais descartados. No sábado (21), das 8h às 12h, os caminhões voltam a atender a população.

O mutirão contempla as ruas: Augusto Canezin, Maria de Oliveira Melo, Sebastião Carvalho da Silva, Antônio Augusto de Oliveira, Manoel Barbosa da Fonseca Filho, Maria Inácia de Almeida Campos, Maria Julia Marroni e Domingos Antônio Marroni. A Secretaria reforça que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da ação.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários