QUINTA, 19/02/2026, 17:48

DER-PR define empresa vencedora da licitação para nova trincheira na BR-369 em Cambé

Com proposta de R$ 25,7 milhões, obra no km 161 prevê rebaixamento de pista e novas marginais para solucionar gargalos históricos no tráfego da região norte

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, realizou nesta quinta-feira (19), a sessão de disputa da licitação para a construção da nova trincheira da BR-369 com a Rua da Esperança, em Cambé.

Ao todo, 6 empresas participaram do processo. A melhor classificada foi a Contersolo Construtora de Obras Ltda., com proposta negociada de R$ 25.700.000,00. Agora, a empresa deve apresentar a planilha de preços atualizada e a documentação de habilitação, que serão analisadas pela comissão de contratação do DER/PR.

 

A obra prevê a implantação de novas vias marginais na BR-369, o rebaixamento da pista central e a construção de 2 passagens superiores, ligando a Rua da Esperança acima da rodovia. Os trabalhos serão realizados no km 161 da BR-369 e, somando a pista rebaixada e as marginais, o trecho terá extensão total de 1.260 metros.

O prefeito Conrado Scheller afirmou que obras de infraestrutura, especialmente viárias, impulsionam o desenvolvimento econômico, humano e social.

Também estão previstos novos sistemas de drenagem de águas, muros de contenção com estacas atirantadas, sinalização horizontal e vertical, além de dispositivos de segurança viária.

Segundo o prefeito de Cambé, a expectativa é de que a obra resolva gargalos históricos, melhore a logística para novos investimentos e amplie a segurança da população, somando-se a outras intervenções do Governo do Estado, como o viaduto Bratislava e o viaduto da Esperança.

De acordo com o edital, o prazo é de 4 meses para a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e mais 12 meses para a execução da obra, no regime de contratação integrada. A licitação tem como base um anteprojeto de engenharia doado pela prefeitura municipal de Cambé.
 

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários