Integração das forças de segurança garante Carnaval sem ocorrências graves em Londrina
Secretário Felipe Juliani destaca que planejamento antecipado e uso de tecnologia, como drones, resultaram em festas tranquilas no Zerão
O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, apresentou nesta quinta-feira (19) o balanço das operações de segurança durante o Carnaval em Londrina. Segundo ele, a estratégia foi planejada com antecedência e baseada na integração entre as forças de segurança.
De acordo com o secretário, uma semana antes do início do Carnaval já havia um trabalho conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e a Guarda Municipal, envolvendo ações de inteligência e organização do patrulhamento. A proposta foi evitar a sobreposição de viaturas e ampliar a presença policial em mais pontos da cidade.
O resultado, segundo Juliani, foi positivo. Não houve registro de ocorrências de grande vulto e, no Carnaval do Zerão, por exemplo, nenhuma ocorrência foi registrada. Para o secretário, a atuação integrada garantiu a ordem e a segurança, mesmo em um período que costuma ser mais crítico em cidades de maior porte.
Entre as estratégias utilizadas estiveram o uso de drones da Guarda Municipal e da Polícia Militar e a consolidação de um modelo de trabalho conjunto, algo que, segundo ele, não existia anos atrás. A integração permitiu otimizar recursos e ampliar o patrulhamento em diferentes regiões da cidade.
Sobre o perfil da Guarda Municipal, o secretário afirmou que hoje a corporação atua de forma mais ostensiva, com poder de polícia, o que tem aumentado a confiança da população. O telefone 153 tem sido mais acionado, inclusive para denúncias, que passam por triagem da inteligência da Guarda e, quando necessário, são compartilhadas com as demais forças de segurança