Autorização digital facilita viagens de menores nas férias e cresce em Londrina
Documento eletrônico emitido em cartório é obrigatório para menores de 16 anos e pode ser feito totalmente online
Com a chegada das férias escolares, aumenta em todo o país o número de crianças e adolescentes que viajam para outros estados ou até para fora do Brasil, seja em excursões, intercâmbios ou para visitar familiares. Esse movimento tem sido facilitado pela Autorização Eletrônica de Viagem, a chamada AEV, documento obrigatório para menores de 16 anos em viagens desacompanhadas, com apenas um dos pais ou com responsáveis.
Levantamento dos Cartórios de Notas de Londrina mostra crescimento no uso da versão digital da autorização desde a implantação, 2021. Até o dia 22 de dezembro de 2025, foram emitidas 49 autorizações eletrônicas na cidade.
Segundo o presidente do Colégio Notarial do Brasil, seção Paraná, Daniel Driessen Júnior, o crescimento da AEV digital mostra que as famílias buscam soluções mais seguras e práticas, alinhadas à realidade tecnológica, com apoio dos Cartórios de Notas e garantia de segurança jurídica.
Os números mostram avanço ano a ano. Em 2022, foram três solicitações. No ano seguinte, o total subiu para 12. Em 2024, foram 13 autorizações. Já em 2025, o número chegou a 21 emissões, confirmando a tendência de alta, especialmente em períodos de férias escolares.
Disponível em formato eletrônico desde 2021, a Autorização Eletrônica de Viagem pode ser solicitada totalmente pela internet, por meio da plataforma nacional e-Notariado, com atendimento por videoconferência com um tabelião.
Após a emissão, o documento pode ser apresentado no celular, por meio de um QR Code, em companhias aéreas ou postos de fiscalização, reduzindo o risco de perda e permitindo até o cancelamento remoto, se necessário. O modelo físico da autorização segue disponível para quem preferir o atendimento presencial nos cartórios.