SEGUNDA, 16/11/2020, 17:40

“Bolsonarismo” ajudou a eleger pelo menos três vereadores em Londrina

Para deputado federal Filipe Barros, principal representante do presidente na cidade, número poderia ter sido ainda maior. Analista político destaca que próxima Legislatura pode ser a mais conservadora da história do município.

Pelo menos três candidatos a vereador se elegeram em Londrina colocando em prática o discurso conservador do presidente Jair Bolsonaro. O policial rodoviário federal Santão, do PSC, por exemplo, eleito com 1.839 votos, se destacou nos últimos meses por postar vídeos nas redes sociais exaltando os ideais de Bolsonaro e emitindo críticas diretas a movimentos e iniciativas de esquerda. O vendedor Giovani Mattos, também do PSC, que recebeu 2.504 votos, e a estudante Jéssica Ramos Moreno, a Jessicão, do PP, eleita com 2.523 votos, seguiram o mesmo caminho, e, além disso, receberam apoio público do deputado federal Filipe Barros, do PSL, principal representante do presidente da República em Londrina.

Em entrevista à CBN nesta segunda-feira, o parlamentar avaliou como positiva a eleição dos três vereadores, mas disse que o número de eleitos poderia ter sido ainda maior.

O analista político e comentarista da CBN, Elve Cenci, destaca que a próxima Legislatura pode ser a mais conservadora da história de Londrina, já que, além dos três novos vereadores, a cidade reelegeu outros parlamentares que seguem o mesmo discurso, como o atual presidente da Câmara, Ailton Nantes, do PP, e Jairo Tamura, do PL. Na avaliação dele, os demais parlamentares vão precisar trabalhar para evitar com que o discurso conservador, que, em muitas oportunidades, chega a ser extremista, contamine o debate político.

Por Guilherme Batista

Comentários