QUINTA, 28/08/2025, 10:30

Cadastro de vagas em creches para crianças acima dos quatro anos começa na próxima segunda-feira (1)

Para alunos já matriculados na Rede Municipal em 2025, não é necessário realizar um novo cadastro

Começa, na próxima segunda-feira (1), o Cadastro de Solicitação de Vaga para crianças que já completaram quatro anos, idade mínima obrigatória para entrar no P4, e que ainda não ingressaram na Rede Municipal de Educação.

Para solicitar a vaga, a criança tem que ter nascido entre 1º de abril de 2021 e 31 de março de 2022. O responsável deve acessar o site matriculas.londrina.pr.gov.br e preencher as informações solicitadas. Os documentos necessários para o cadastramento são a certidão de nascimento ou Registro Nacional Migratório (para estrangeiros), comprovante de endereço atualizado e CPF do responsável legal.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Vânia Costa, o cadastramento é necessário para fazer a distribuição dessas crianças nas unidades de ensino mais próximas.

Para os alunos que já estão matriculados na Rede Municipal em 2025, não é necessário realizar um novo cadastro, pois a vaga para o próximo ano está garantida. Hoje, mais de 48 mil crianças estão matriculadas na rede municipal de ensino.

Em outubro, todas as famílias dos alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas unidades de ensino de Londrina deverão comparecer à unidade escolar para atualizar os dados cadastrais do aluno, além de confirmar a intenção de continuidade na mesma unidade para o ano letivo de 2026.

As crianças que vieram da rede privada de educação ou transferidas de outros municípios e pretendem ingressar na Rede Municipal de Ensino deverão, a partir do dia 2 de janeiro de 2026, acessar o site matriculas.londrina.pr.gov.br, preencher as informações necessárias e realizar a solicitação de vaga.

Já o cadastramento nas vagas de creche para crianças de 0 a 3 anos deverá ser agendado diretamente com a Central de Vagas, pelos telefones (43) 3375-0220 ou (43) 3375-0282. Em Londrina, mais de três mil crianças com menos de quatro anos aguardam por vaga nas creches da cidade, sejam elas municipais ou filantrópicas.

Por Paulo Andrade

Comentários