QUINTA, 27/11/2025, 12:21

Campanha de combate ao HIV em Londrina é reforçada durante o mês de dezembro

Cidade conta com quase 4 mil pessoas fazendo uso da terapia antirretroviral

O mês de dezembro marca a luta mundial contra o vírus do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentro da campanha Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a COMUNIAIDS, está promovendo uma série de atividades que destacam a prevenção, o diagnóstico e o combate ao preconceito em relação às pessoas com HIV.

Como parte da campanha, nesta sexta-feira (28), na Praça da Concha Acústica, haverá testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de autotestes, orientação sobre vacina para usuários de PrEP e exames do “Combo do Bigode” (saúde masculina), além de atividades voltadas à saúde mental.

De acordo com Michele Patricia Amadeu, gerente do programa municipal de IST, a cidade mantém uma taxa constante de novas infecções.

O diagnóstico pode ser realizado por exames laboratoriais ou testes rápidos. Hoje, as 54 UBSs de Londrina oferecem esses exames à população.

Atualmente em Londrina, estão cadastrados nos bancos de notificação do Ministério da Saúde 3.735 pacientes, dos quais 3.712 fazem uso da terapia antirretroviral (TARV). Em 2024, a cidade diagnosticou 242 novos casos, e até 25 de novembro de 2025 já foram inscritos 223 pacientes no Centro de Referência.

Entre as ações da campanha, será realizado o V Simpósio de HIV e AIDS com o tema “O Avanço da ciência e o retrocesso do preconceito”, que ocorre no dia 1º de dezembro, das 13h30 às 22h,  no anfiteatro do CLCH da UEL. O foco é promover um espaço para debates e diálogos para profissionais e estudantes das áreas da saúde e ciências humanas. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível e é possível fazer a inscrição pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.

A campanha também abrange a extensão dos horários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), entre os dias 2 e 5 de dezembro, disponibilizando agendamento on-line pelo Portal da Prefeitura, e durante dezembro haverá atuação em localidades vulneráveis e instituições de ensino.

Por Paulo Andrade

Comentários