QUARTA, 23/06/2021, 19:00

Campanha Junho Laranja alerta população para risco de queimaduras

Em mês de conscientização Corpo de Bombeiros dá orientações para se prevenir. Além de cuidados com fogões e churrasqueiras, é preciso estar atento ao uso de aquecedores de água a gás.

Estimativas apontam que cerca de 100 mil brasileiros são atendidos em hospitais do país por conta de acidentes com fogo. Durante a pandemia, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) viu este número crescer aproximadamente 25%.

Grande parte dos casos acontece em ambiente doméstico e poderiam ser evitados seguindo medidas simples de prevenção. Por isso, no mês de junho, a entidade intensifica ações de conscientização sobre os cuidados relacionados às queimaduras.

Em meio a pandemia da Covid-19, uma das dicas mais destacadas é a cautela na hora de utilizar o álcool para higienizar ambientes. De acordo com uma pesquisa coordenada pela organização, pode haver uma relação entre a procura pelo produto e o alto número de casos de pessoas queimadas. Apenas entre março e novembro do ano passado, 700 brasileiros foram internados por conta de acidentes com álcool 70%.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Renê Bortolassi, outras medidas de prevenção também devem ser adotadas para evitar acidentes em casa. Ele orienta aos pais, por exemplo, que não deixem crianças perto do fogão enquanto o aparelho é utilizado.

Outro cuidado destacado por ele é no momento de acender a churrasqueira. Segundo o capitão, a melhor opção para o procedimento é escolher o material, como acendedores apropriados para a ocasião. Além disso, não é recomendado que se alimente o fogo com líquidos inflamáveis.

Bortolassi lembra ainda que nesta época do ano as festas juninas também costumam impulsionar o uso de fogos de artifício. Apesar da impossibilidade de comemorações presenciais, por conta da pandemia, ele alerta para os riscos que a prática pode acarretar.

Além das festas juninas, o mês de junho também trouxe o inverno. Com isso, grande parte das pessoas opta por banhos mais quentes. Para usuários do aquecedor a gás, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes relacionados ao equipamento.

Em casos de acidentes e queimaduras, o capitão Renê Bortolassi orienta que a ferida seja protegida com um pano úmido limpo e que o serviço de emergência seja acionado rapidamente. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Por Victor Assis

Comentários