Cemitério Jardim da Saudade registra ao menos 60 furtos nos últimos dois meses
O furto de placas de bronze em cemitérios é um problema que tem ocorrido há anos e preocupa o poder público
Segundo um balanço divulgado pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), ao menos 60 furtos ocorreram no Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte, nos últimos dois meses.
O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, informou que a administração já tomou as devidas medidas necessárias, registrando boletins de ocorrência de todos os furtos.
A Acesf explica que a GM (Guarda Municipal) de Londrina tem realizado a fiscalização constante de todos os cinco cemitérios urbanos e dos outros oito localizados nos distritos, inclusive no período noturno.
Vale lembrar que, até o momento, o único cemitério que conta com sistema de monitoramento por câmeras de segurança é o São Pedro, na região central. Trata-se de sensores infravermelhos que funcionam 24 horas por dia. Ao serem ativados por meio do movimento, os equipamentos acionam imediatamente o sistema de alarme que foi conectado à central de monitoramento da Guarda Municipal, responsável pela ativação e desativação. O principal objetivo do sistema é evitar invasões, bem como combater a incidência de furtos.
A expectativa, de acordo com a Acesf, é de que mais câmeras sejam adquiridas e instaladas em todos os cemitérios até 2026.
O furto de placas de bronze em cemitérios é um problema que tem ocorrido há anos, motivado principalmente pelo valor do metal no mercado de reciclagem, que varia de 30 a 50 reais.