Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Vascular garante mais de 1,2 mil cirurgias em 2025
Tempo do atendimento até o processo cirúrgico é de no máximo três meses
Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Vascular de Londrina garantiu que 1.274 cirurgias de varizes fossem realizadas de janeiro até fim de outubro de 2025.
Foram realizados nesse período cerca de 7 mil atendimentos, sendo que alguns pacientes estavam na fila desde 2012. Segundo o Dr. Rodrigo Gomes, diretor administrativo do Hospital Vascular, as intervenções são minimamente invasivas, utilizando tecnologia a laser, o mesmo padrão aplicado em pacientes particulares.
Gomes ainda relatou que as varizes atingem na grande maioria as mulheres acima dos 40 anos. Segundo o doutor, a maior parte das cirurgias foram realizadas em pessoas acima de 60 anos, o que pode significar que os pacientes vivem com esse problema por pelo menos 20 anos.
De acordo com a secretária de saúde Vivian Feijó, além do Hospital Vascular, o Hospital Zona Sul também atende a demanda de cirurgias para varizes e que hoje, do atendimento até a cirurgia, o tempo máximo é de três meses.
Para 2026, a parceria deve continuar de forma permanente, além disso, o Hospital Vascular anunciou uma campanha de prevenção à trombose, no qual serão doados ao município 100 check-ups vasculares gratuitos para pessoas acima de 60 anos com fatores de risco, como hipertensão e diabetes.