TERCA, 14/06/2022, 11:55

Cemitério Padre Anchieta conta com sistema para a localização rápida de jazigos

O mapeamento dos espaços já está sendo usado no São Pedro. A intenção é estender a tecnologia para os 13 cemitérios de Londrina em até um ano. 

A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários) de Londrina liberou para acesso, o link com as imagens georreferenciadas do Cemitério Padre Anchieta, que fica no Jardim Ideal. Agora, as pessoas que tenham parentes ou amigos sepultados no local podem conferir a localização exata dos jazigos pela internet, por meio do endereço https://acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.

O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador explica que esse mapa é feito por meio de uma parceria com a Gerência de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina (Siglon). No total, são 6.246 túmulos já mapeados. As fotos deles são feitas por drones.  

Os trabalhos de georreferenciamento começaram no ano passado no Cemitério São Pedro, no centro. Lá, são 6229 jazigos devidamente fotografados e catalogados no site. A meta é que esse sistema funcione em todos os cemitérios de Londrina. Atualmente, a coleta de dados está sendo feita no Cemitério João XXIII. Depois é a vez do Jardim da Saudade, na zona norte, em seguida, o São Paulo e por último, os cemitérios dos distritos rurais em, no máximo, um ano.  

Ao visitar o link, os usuários têm acesso a todos esses detalhes e às fotografias produzidas pelos servidores. Segundo levantamento da prefeitura, o mapa geolocalizado do Cemitério São Pedro já teve 14.578 visualizações.
 

Por Claudia Lima

Comentários